Powered by Invision Power Board

Reply to this topicStart new topicStart Poll

> Diário de bordo, USS Eagle NCC 7321, Criação do modelo, dia-a-dia
stackw
Posted: January 15, 2008 12:24 pm
Quote Post

Administrator

Group: Admin
Member No.: 1

Sim sim SIM!!!!

Resolvi entrar pro bando, que conta com talentos como o Shift, o Péricles e o Clever e, mandando a humildade às favas, resolvi soltar um "eu consigo"!

Dia a dia (e na medida do possivel, com fotos, imagens e etc) vou postando aqui o progresso de um dos modelos que eu tou (tentando) desdobrando no pepakura.

Dia 1, Sexta, 11/01/08:
Surtei com Ragnarok. Sábado e dia de ir pra sp ver a NV, saindo cedo, e nem rola de ficar acordado até muit tarde, mas, como o monopolio da tv a cabo caiu preciso esperar pelo menos até a 1h00 pra poder assistir Heroes (maldita novela! >.<)

Assim, com o meu parceiro de MMORPG desconectado e com o jogo absurdamente lerdo, começo a mexer na Andor class do Péricles.

Mas, curiosamente, a besta aqui deixou o .pdo na agencia! BURRO!!!!
Bem, vou navegar na internet.
Melhor, vou buscar algum mod do STarfleet Command 3! Melhor ainda seria se eu conseguisse aquela nave klingon. ou aquele modelo das shuttles romulanas, pra usar no dio "Starfleet we have a problem"...
....
...
...o modelo é "extraível"!!!!

Quais eram as ferramentas mesmo?

Milkshape, Metasequoia e Pepakura Designer; que eu tenho tudo guardado
(O MSP e o MQO têm versão shareware; o pepakura tem que pagar mes...)

Comecei com um modelo de uma shuttle, a Cochrane, que ue busquei no site STMC (Algo como Star Trek Mesh Compendium).ch, mas percebi que o modelo é um tanto complexo para as minhas parcas habilidades em 3d.

Acho então a Eagle, uma nave que parece a Xerxes, um disco, um pescoço, uma nacele. Simples, dá pra trabalhar mas.... deuses! como esses modelos são complexos!

Esta é a criança:
(IMG:http://i113.photobucket.com/albums/n227/stackw/USS%20EAGLE/render.jpg)

No fim das contas, 10 p/ 1, fecho tudo, vejo heroes e durmo.

Dia 2, sábado, 12/01/08

Estou em sampa, respirando monóxido de carbono, tomando capuccino e matando saudades da baixinha. sem chance de modelar hoje.
:D

Dia 3, domingo, 13/01/08

Cheguei de sp à noite, encontrei o Péricles online, pedi umas dicas.
Muito legal a sacada dele de me contar que eu posso picotar o modelo em peças no meta, importar pro pepakura, desdobrar, salvar e depois juntar todos os pdos em um só.

informação providencial para um tosco como eu.....

durmo cedo, amanhã é dia de branco....

Dia 4, Segunda, 14/01/08

Comecei a mexer na Eagle. cansei de apanhar da ochrane, e um modelo no sistema disco-pescoço-nacele parece mais simples de se trabalhar.
Não tenho a menor pretensão de fazer um modelo perfeito e detalhadíssimo nesta versão (apesar de a mesh me permitir isso, é cheia de detalhezinhos!)

O Pc ta pesado, passou o dia inteiro ligado fazendo uma atualizção.. Amahã, se rolar, reinicio a máquina antes do trabalho no pepakura

Mas, pelo menos, uma evolução! Cortei a parte superior do disco, e comecei a fazer o rebaixo dele. Pode ser que eu esteja enganado, mas o cara que fez a mesh faz ela parecer que o disco ta de cabeça pra baixo.....
Me corrijam se eu estiver errado: nas naves da federação, via de rega do começo da TNG, em cima do disco ele é convexo, com um domo (onde fica a ponte) e o lado de baixo é semi concavo, com uma estrutura semelhante a um sinal de +, certo? se sim, o disco do mesh ta upside-down....

[EDIT: Não, o disco não estava de ponta cabeça. foi o manuer que montou o mesh que simplesmente flipou ele na posição negativa dos eixos. a nave é certa e com a nacele pra cima mesmo]

...e assim começa a minha saga, ousadamente indo onde eu jamais estive........

Dia 5, terça, 15/01/08

Chego em casa no bagaço, como de costume;
Mas me dispus a fazer a tranqueira direito e, assim sendo, vamos lá:

primeira coisa que eu faço, seguindo eus conhecimentos corel-drawlísticos, é pensar em como editar a bagaça.
Ok, corel é um programa vetorial 2d, selecionar uma face é selecionar um objeto, eu não estou acostumado com faces pulando por todos os lados na minha frente, nem com o fato de que a maioria dos objetos que compõem o modelo são triangulos.

Demorei uma hora pra descobrir que não se seleciona os triangulos pelo vértice, mas sim pelas base (Linha, Stack, não ponto!!!!) e, depois desta descoberta, a vida ficou um cadim mais fácil...

quando eu comecei a trabalhar, o que eu vi foi isso:
(IMG:http://i113.photobucket.com/albums/n227/stackw/USS%20EAGLE/eagle-mqo.jpg)

Assusta? nem tanto.....
é um disco e uma nacele, não pode ser (mas é) tão dificil assim.....

O problema é que só o disco tem 22.000 objetos!!!!

Aprendi a dar "scale", assim o modelo não fica infimamente pequeno....

depois de meia hora, 40 minutos editando com o nariz colado no maldito monitor escuro (tenho fotos pra anexar), cheguei nisso:

(IMG:http://i113.photobucket.com/albums/n227/stackw/USS%20EAGLE/disco-mqo.jpg)

o disco, isolado, lindão!!!!
\o/
.. e DEZ VEZES maior que o original!!!!
\o/\o/\o/

parto pro abraço, desktop, pepakura, open, mqo, bla bla bla, e....

(IMG:http://i113.photobucket.com/albums/n227/stackw/USS%20EAGLE/eagle-pepakura.jpg)

OLHA O TAMANHO DA P*RRA! 2,9 X 2,9 X 0,4!
DAMN! antes de recortar (esse desdobre tosco é só pra ver o tamanho) terei que aprender COMO eu aumento a bagaça (quero o disco com uns 10cm) e, principalmente, pq o modelo tem textura no milkshape e não no mqo e no pepakura. eu ainda chego lá....

Meu dilema:
(IMG:http://i113.photobucket.com/albums/n227/stackw/USS%20EAGLE/3-view.jpg)

Po-po-por hoje é só pe-pe-pe-pessoal!

Dia 6, quarta, 16/01/08

Dia de auto-folga. Aniversário de um amigo, cerveja no buteco, porção de camarão e volta pra casa pela rodovia. Sem modelismo nem nerdices hoje.

:D :D :D :D

Dia 7, quinta, 17/01/08

Yatta!!!! \o/

Pepinos descobertos.....
Depois de um dia deveras punk no escritório, chego em casa e vou modelar a Eagle, mas ainda estava surtado com as texturas dela, que apareciam no Moq e no MS3D, nas não apareciam no pepakura......

Olha de um lado, testa de outro..... começo a xeretar cada vez mas e descubro a opção 3DWindow-> Configure Textures (ou algo que o valha)!

Esatava lá: Saucer_Texture_1; Nacelle_White, Nacelle_warp_blue.... todo mundo ali, mas não na pasta.......

comecei a fazer alguns testículos (pequenos testes) com um modelo do sfc3 (que eu tenho instalado hohohoho) de uma Saber (vamos nas pequeas, né?) pra testar.

Abre o ms3d. import, starfleet .mod, PLIM! Importado!!!!(com as texturas). Export, lightwave lwo (autodesk 3d tb rola) abre o pepakura, voilà! sem textura -_-'....

Mas, havia uma luz no final do tunel..... as naves do sfc3 não poderiam estar com as texturas embutidas, uma vez que elas mudam a textura durante o jogo (tomando dano). As texturas têm de estar em algum lugar! (A esta altura do campeonato, já ouvi um "tá falando sozinho de novo?" vindo da sala... :D

faço a mesma coisa: 3dmodel, texture config, as chamadas estavam lá. selecionei uma delas (saber_top_1) e me acendeu o botão com a inscrição semelhane a "Localizar textura"!!!!! c:\arquiv........\sfc3\assets\models\saber class\ estavam lá.
todas elas, lindonas, bonitinhas e apenas esperando......

a unica caca é que o modelo, depois que vc fornece as texturas, acaba com elas do lado de dentro do 3d! (mas aparece certo quando desdobra....)

23:00. fechei tudo, hora de assistir House.

Amanhão (ou hoje) tem mais....

P.S. não, a Eagle não veio com as texturas separadas. ainda tenho que arrumar um jeito de fazer com que elas seja exportadas built-in OOU fazer com que o pepakura reconheça elas...
=)

Dia 8, sexta, 15/01/08

Aniversário de 5 anos com a NV. nem pensar em modelismo!!!!
hehehehe
PMEmail PosterICQMSN
gomidefilho
  Posted: January 19, 2008 10:43 am
Quote Post

Capitão de Fragata

Group: Members
Member No.: 3

O projeto é interessante e estamos acompanhando com interesse...

Porém algumas dicas:

O modelo que escolhesse é complicado demais para um aprendiz de feiticeiro e pouco prático para trabalhar no pepakura mesmo com muita prática é complicado...

Então algumas sugestões:

Um bom modelo para se pegar para aprender tem que ter entre 500 a 3000 vertices ou polys, os milhares de mod que existem da série Star Trek para Homewold e os do SFC III são perfeitos para quem quer aprender...

Em relação as texturas, o problema é que estás exportando com LWO no momento que manipulas no milkshape, é ALTAMENTE RECOMENDADO exportares como 3D Studio ou Real Object, porque? Porque o Lightwave usa scripts para aplicar as texturas, então elas precisam estar em uma pasta separada e Metasequoia e Pepakura não entendem isso, por isso as texturas estão ao avesso...

Ainda assim o metasequoia e o pepakura tem ferramentas para a aplicação das texturas em objetos, ela precisa apenas estar mapeada para o dito objeto...

Notei que quando desdobras deixa o modelo picotado como um puzzle, para evitar isso e ter um conjunto da peça desdobrada use o comando no pepakura Join Adjacent Edges, por que ai tudo ficara colado e é mais facil de interpretar, use o comando unfold e peça para manter os cortes e depois os edite (isso só é possivel no pepakura 2)...

É isso por enquanto... ;)
PMEmail Poster
stackw
Posted: January 19, 2008 03:46 pm
Quote Post

Administrator

Group: Admin
Member No.: 1

e assim sendo, no nono dia....
(O dia do bit de confirmação)
....

nasceu!!!!!

Graças aos conselhos do Péricles, mais a assistente paciência dele, surgiu a NCC 150 Okinawa, feita a partir de um meshzinho do Starfleet Command 2:

eis as fotos da criança

Attached Image
Attached Image
PMEmail PosterICQMSN
1 User(s) are reading this topic (1 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:

Topic Options Reply to this topicStart new topicStart Poll